Chapéu de Palha Costelaria e Picanharia

Local: Rua Padre João Damasceno, 1492, a primeira rua a direita de quem vem do Machadão pela Romualdo Galvão (quase na esquina), Lagoa Nova (não é o prédio mais óbvio da rua, mas é fácil de achar).

Telefone: (84) 3206-6001 (com entrega)

Horário: de terça-feira a sábado, das 11:30 às 22hs e domingo e feriados das 11:30 às 17hs.

Estacionamento: interno, surpreendentemente grande e, com sorte, sob alguma árvore, ou do lado de fora na rua, sem flanelinha (até onde puder constatar).

fachada do chapéu de palha

Possivelmente a pior foto de fachada que já tirei.

Primeira vez que fui, pretendo voltar mais vezes.

bar do chapéu de palha

Sendo eu o dono, colocaria tamboretes aí para os clientes sentarem.

O lugar é bonito e agradável (apesar de ser um restaurante para se levar as crianças, que infestavam enquanto eu estava lá), o atendimento é eficiente (enquanto estava lá havia muito pouca gente e isso pode ter contribuído) e a comida é ótima.

chapeu de palha

Um dos três ambientes do restaurante.

São três ambientes; um fechado com ar-condicionado, um aberto coberto por uma palhoça e um coberto pela sombra de uma mangueira e uma caramboleira (onde ficamos).

Não cheguei a ver a parte fechada, mas não acho que seja maior que esta aí ao lado.
Onde estava (de frente para o bar da foto acima) só havia duas mesas duplas, mas ainda caberiam umas duas ou três a mais. Só é ruim por ser debaixo de uma árvore, por onde o sol pode passar vez por outra e de onde caem aquelas formigas venenosas imortais. Mas fora isso, é ótimo.

Ah, tem um probleminha com moscas lá também, mas nada fora de controle (por enquanto, pelo menos).

pernil de cordeiro do chapéu de palha

Macio como toalha de propaganda, suculento como fruta madura.

Comemos um pernil de cordeiro (não consigo achar o papelzinho da conta então não lembro quanto foi, mas era menos de sessenta pilas) que era absolutamente fantástico: o pináculo da maciez, o zênite da suculência.
Os acompanhamentos são totalmente dispensáveis; a farofa é meio caroçuda, o vinagrete é aquele mesmo de sempre, o feijão é meio nhé e a macaxeira é ordinária.

O arroz, no entanto, merece uma menção especial.
Eu não sei exatamente o que tem misturado ali, mas sei que ficou bom, seja lá o que for. Parecem pedaços de amêndoas variadas com algum tipo de erva. O cardápio não ajuda (chama apenas de “arroz”) mas é um bom acréscimo.

parquinho do chapéu de palha

Isso aí era ao meu lado, mas um menino fazendo manobras radicais numa foca sobre molas me divertiu.

Certamente um lugar planejado para atrair famílias com crianças, pois eles dispõem de um parquinho e até o banheiro tem uma pia extra que era mais ou menos na altura da minha coxa.
Não creio que seja para adultos.

O lugar também conta com uma roda d’água que não faz aquele barulho de bica-em-bacia que tanto me incomoda.

———

Não posso falar da consistência, mas me garantiram que a comida é sempre muito boa lá e eu tenho certeza absoluta de que o lugar é frequentado majoritariamente por famílias esteriotipadas: pai, mãe, filhos e babás.
Minha certeza vem de observações. Todas as pessoas que estavam ali, menos eu, se encaixavam nesse perfil.

estacionamento interno do chapeu de palha

Lado esquerdo, sapoti, lado direito, caju.

O diferencial desse lugar para mim foram as árvores que, por algum motivo que me foge ao entendimento, estavam todas dando frutas.
Tinha sapoti, caju, manga, carambola e outra que eu não lembro agora, mas lembro que todas tinham frutos amadurecendo.
E todas as fruteiras são escaláveis, então acho que gostei porque pensei em criancIgor ali, subindo em todos os pés e roubando todas as frutas.

Infelizmente não provei nenhuma da variedade de picanhas que eles mantêm (tem de boi, de porco e de cordeiro), mas fica para a próxima, visto que o lugar é uma picanharia.
E costela não é minha praia, não faço questão.

placa do chapéu de palha

Para compensar pela foto da fachada e facilitar a identificação.

7 Respostas para “Chapéu de Palha Costelaria e Picanharia

  1. guilhermeatencio

    Parece ser um lugar bem agradável…

  2. Papitos?

  3. Que tal, colocar no endereço cidade, estado, a internet é vista pelo mundo e fica difícil saber apenas pelo nome da rua, ex: estou em Campo Limpo Paulista – São Paulo – Brasil

  4. Em mais uma noite de sábado procurando na internet indicação de um lugar bacana para conhecer com meu digníssimo esposo, encontrei seu blog. Foi uma grata surpresa. Bacana a ideia de compartilhar sua impressão dos lugares que experimentou, já informa os leitores alimentando sua curiosidade e também os livra de alguma roubada. Gostei dos comentários bem humorados e da riqueza de detalhes, sem falar nas fotos. Compro o caderno Fim de Semana toda santa sexta-feira pra ver o que abriu de novo. Ultimamente sem muitas surpresas. Somos um jovem casal sem filho que sai praticamente todas as noites pra bater papo comendo um petisco do tamanho honesto e do preço justo, acompanhados de uma boa cerveja gelada , se possível de 600 ml. Valeu pelas dicas. Acompanharei sempre seu blog, ansiosa por novas descobertas. Valeu!!

  5. uma merda… fui mal atendido e a comida horrivel. nao volto nem de graça.

Deixe um comentário

