Takami Sushi House

Local: Prudente de Morais, numa galeria na esquina com a Amintas Barros (a rua do Mangai), entre o Galileu e o Center Carnes. A frente é bem iluminada, dá para notar logo.

Telefone: (84) 3206-2551

Horário: de terça-feira a domingo, das 18hs até meia-noite, indo até 1 da manhã nas sextas-feiras e sábados.

Estacionamento: na calçada recuada da galeria onde se encontra, mas geralmente já quase cheio, com segurança (da casa), sem flanelinha.

ATUALIZAÇÃO – Aqui neste link, um texto atualizado sobre o restaurante.
O lugar está fazendo muito sucesso e eu acho que grande parte disso se deve à fachada, um oásis de luz num mar de penumbra. Notem:

Você vai ver essa placa

Você vai ver essa placa

O ambiente é fechado, com ar condicionado (mas com cinco banquinhos do lado de fora para a conveniência dos fumantes que podem continuar em contato visual com o resto da mesa, pois a parede da entrada é toda de vidro).
Quatro ou cinco mesas pequenas (para quatro) e o mesmo número aproximado de mesas maiores (para até seis pessoas sentadas confortavelmente).

Talvez um pouco roxo demais para o meu gosto

Talvez um pouco roxo demais para o meu gosto

Lá eu comi um salmão mais macio que pão novo.
O nome não é dos mais atrativos (shake karay) mas se visualmente já chama atenção, posso garantir que o sabor é um desmantelo.
O prato consiste em tirar finíssimas de salmão da espécie Salmo desmanchandius com azeite, teriyaki (ou tarê), aroeira (pimenta rosa) e um gostinho que me lembrou capim-limão mas que na verdade era cebolinha.
Ei-lo:

Isso aí é muito ótimo!

Isso aí é muito ótimo!

O diferencial do Takami é a fineza das comidas. O melhor sushi ainda é o do Temaki Lounge, mas enquanto lá você paga por cada neurônio que é ativado na boca, no Takami a conta é surpreendentemente baixa, enquanto a qualidade é favoravelmente comparável (se o Temaki for 100, o Takami é 97,5). Logo, a relação custo/benefício do Takami é ordens de magnitude maior.

Eu já fui lá duas vezes e a consistência também é um ponto forte.
Quando for lá, peça algum prato que contenha gunkan crocante.
Sério, peça mesmo. Se achar ruim, eu deixo você dar na minha cara!

O salmão skin é feito quase na hora e vem ainda crocante e com gosto de peixe frito de praia. O melhor da cidade, sem dúvida (até minha namorada que não suporta couro de peixe gosta do skin de lá).
Os hot rolls também me fariam pegar um ônibus para ir lá comer mais.

Hot rolls em cima, gunkans crocantes embaixo, minitemaki no meio

Hot rolls em cima, gunkans crocantes embaixo, mini-temaki no meio

O mini-temaki não me agradou muito. Achei a alga muito tapete-de-academia, mas deve ser por causa da razão área/volume. No temaki grande, a alga pareceu mais fina.

A clientela pode se tornar meio zuadenta, mas isso é mais efeito reverberatório da paralelidade das paredes nuas do que barulho emitido (e sempre tem uma musiquinha não-japonesa boa tocando).

Na primeira vez em que fui, paguei para dois R$66 e na segunda R$57.
O atendimento foi razoável da primeira vez (muita gente, um garçom faltou) mas bem melhor nessa última.

Eu gostaria de ter tirado uma foto da sobremesa, mas não deu tempo. A mão que controla a câmera achou que a mão que controla o garfo tinha o mínimo de educação e não iria partir para cima do (incrivelmente delicioso) tempurá de sorvete de maneira tão afoita. Ela estava enganada.
Mas agora ela sabe melhor e da próxima vez que eu for, vou esperar a sobremesa em pé, longe de mesa, e vou usar zoom.

Bárbara, a proprietária, me disse que o sorvete de abacaxi do tempurá tinha sido comprado por engano e estava sendo testado.
Daniel, o proprietário, me garantiu que comprou o sorvete certo e que sabia que iria agradar.
Eu, frequentador, digo que sempre que for lá, vou pedir a sobremesa com o sorvete certo comprado por engano. Abacaxi sempre!

7 Respostas para “Takami Sushi House

  1. guilhermeatencio

    Ha!
    Eu e a patroa discutindo onde comer sushi hoje de noite e vejo que tu postou isso. Pena que é meio longe, senão ia lá conhecer…

  2. Para mim o unico ponto negativo é a falta de um rodizio.

    A maioria dos sushis de natal tem rodizio embora caros acima de R$40,00 por pessoa.

  3. Ao Der Spiegel: tá liso, diga!

  4. Guiomar Cristina Macedo Santos

    Parabéns !
    Muito deliciosa a comida japonesa ,
    o ambiente tudo muito aconchegante.
    todos estão de parabéns pelo sucesso.
    Estou feliz por ser perto onde moro.

  5. Restaurante japonês que tem rodízio pode apostar que perde na qualidade. A não ser que seja naquela sistema de esteira.

    • O que o sistema de esteiras tem de diferente, além do conceito estético e de uma ideia associada de qualidade? É comida feita de ruma da mesma forma.
      Rodízio (e o sistema de esteiras) é apenas quantidade sobre qualidade.

  6. Adoro o takami, o preço é muito bom e a comida é excelente, é um sushi saboroso. Em Natal ter sushi saboroso desse jeito não é coisa que a gente encontra com facilidade. Parabéns a Daniel e sua equipe pela qualidade, pelo espaço e pelo atendimento.

Deixe um comentário

