Galeto do Bigode

Local: Alexandrino de Alencar, entre a São José e a Jaguarari, quase em frente ao Instituto Juvino Barreto (vulgo “Abrigo dos Velhos”), no meio-fio (se a descrição lembra muito essa outra, é porque são vizinhos).

Telefone: 3223-2936

Horário: sábado e domingo, das 9 às 16hs.

Estacionamento: apesar de farto, pois a maioria vai comprar andando e essa rua fica deserta nos fins de semana, desnecessário, porque galeto é para comer em casa. Alta rotatividade.

Canteiro central da Alexandrino de Alencar

Canteiro central da Alexandrino de Alencar

O lugar é realmente bonito, não?
A sombra dessa árvore combinada com o vento incessante desta época do ano faria dali um bar ideal, mas o negócio dele é vender galeto.

Um inteiro (pois ele também vende “banda”) custa R$12, me alimenta por dois almoços e ainda rende um caldo delicioso dos ossos (vou publicar uma receita de caldo em breve).
Quando o bicho tá pequeno, no entanto, ele negocia por R$10

Inacreditavelmente, Bigode (proprietário e Chef) monta a churrasqueira logo cedo e já tem frango assando antes das sete e meia da manhã! ° . °
Ele me disse que por volta das nove horas já pode ir buscar que já tem galinha saindo.

O galeto de lá é muito bom, muito bom mesmo. Só não é o melhor do mundo porque há uns qiunze anos, um pouco mais para a frente mas ainda no mesmo canteiro, uma senhora vendia peru a preço de galinha.
Uma única ave era suficiente para alimentar toda a minha família e ainda sobrava muito.
Basta dizer que a carne mais gordurosa que já comi até hoje foi um pedaço do galeto que aquela mulher vendia por três reais (lembra quando frango custava R$1?). Tenho certeza que o lobby dos galináceos deu um sumiço na velha.

Mas voltando a Bigode, o tempero que ele usa é ótimo, mas o ingrediente principal é (como em todo churrasco) a fumaça.
E sem miséria:

Ele tem três churrasqueiras e dois ajudantes (um menino que corta o galeto e outro que fica charlando sobre celulares, aparentemente) e me disse que chega a vender 70 frangos por dia.
E só nos sábados e domingos, como manda a tradição galeteira natalense.

Entre 60 e 70 desses, até as 4 da tarde.

Entre 60 e 70 desses, até as 4 da tarde.

É possível comer por lá mesmo (ele disponibiliza três cadeiras), mas é só isso o que você iria fazer.
Mais uma vez, ele vende galeto. Se quiser beber, ou traga de casa ou vá na cigarreira do outro lado da rua e tome uma Dore (eles vendem cerveja lá também, eu acho).

Ele chama de frango assado, mas é culpa da globalização.

Ele chama de frango assado, mas é culpa da globalização.

Quase todo fim de semana eu como um.
Vale muito a pena.

11 Respostas para “Galeto do Bigode

  1. guilhermeatencio

    Acho interessante que em QUALQUER lugar do Brasil sempre tem os estabelecimentos comerciais “do Bigode”, “do Gordo”, “do Gringo”, “do Careca”.

  2. Bem, sei que é uma critica construtiva, mais o que mais me agradou, ou estava agradando nos posts. era a gama de variedade de restaurantes com um atrativo como diferencial.

    deixa eu explicar melhor.

    gosto muito de jantar fora, acho que janto praticamente fora todos os dias uma vez que moro sozinho. restaurantes como Sal e Brasa, Irachai, e do mesmo nivel já fui em todos e de novidade passaram a ser qualquer coisa tanto faz, então a minha procura nesse site são de novos locais, não somente de classe A, mais locais em geral onde podemos Comer e Beber.

    desculpa a sinceridade, mais acho que vc pode fazer bem melhor em relação aos locais.

    • Eduardo, sinceridade é sempre bem-vinda.
      Mas eu não entendi a crítica. Você acha que eu estou me desviando, é isso?

      Eu apenas tento mostrar os lugares aonde vou e volta e meia eu como na rua mesmo.
      Mas não tema, tenho três restaurantes na pauta. Só falta disposição (e tirar as fotos que eu esqueci).

      Obrigado pela visita.

  3. Esse galeto do bigode tem entrega em domicílioi?
    Caso sim qual o telefone
    Caso não onde encontrar com entrega

  4. qual o preço do galeto

  5. Leitura e compreensão de textos é uma coisa que está caindo em desuso, aparentemente…

  6. carlos batista

    pense num galeto ruim cheio de fumaça de carro onibus caminhao asfalto e etc

Deixe um comentário

