Confeitaria Atheneu

Local: Rua Seridó, 515, exatamente no final da Campos Sales, no “largo do Atheneu” (que deixou de ser um largo quando construiram uma rotatória), Petrópolis.

Telefone: (84) 3212-1879

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10:30hs até o último cliente.

Estacionamento: só na rua, com flanelinha, absolutamente caótico nos sábados a noite, depois da nove.

Acho que é a primeira vez que escrevo sobre um local onde vai-se primariamente para beber.

A cerveja não vai trincar seus dentes, mas vai lhe dar dor de garganta.
Pelo que eu pude notar, eles usam um sistema de três geladeiras, uma que recebe as cervejas diretamente das grades, uma intermediária que serve de depósito para as geladas e uma última de onde saem as realmente nocivas ao controle interno de temperatura dos mamíferos.

Há quem frequente e beba uísque, cachaça, vodca, mas todos esses estão errados. A Confeitaria é lugar para beber cerveja.
Nunca me preocupei em anotar quanto custa uma, mas conserto a falha assim que for lá de novo (atualização – R$3,00).

Você nunca, vou repetir e dar ênfase, nunca vai encontrar donos de bar mais agradáveis e dispostos do que o casal ‘Seu’ Odeman e ‘Dona’ Sílvia, duas das pessoas mais simpáticas que eu já encontrei e que, apesar de contarem juntos com quase 150 anos, ficam lá ATÉ O ÚLTIMO FREGUÊS!
E de lá vão comer x-bacon no Madrugadão (que pretendo avaliar em artigo futuro).

O staff também conta com Keila, filha do casal, e seu esposo Erivan, que são também muito legais e não só aceitam como também tiram brincadeiras com os clientes.

Esses dois dados (temperatura da beveragem e simpatia do atendimento) são suficientes para levar multidões até lá, mas não é só isso. Ah, não.

A comida é boa dum jeito que uma comida com famosa de muito boa se esconderia envergonhada se achando uma fraude e com a auto-estima perto do chão.
Os pratos que já comi lá foram: moela, picado, carneiro, paçoca, sopa e, ontem a noite e pela primeira vez, linguiça do sertão.

A moela é espetacular, o picado é incrível, o carneiro é de lascar, a paçoca é sem condições, a sopa é primêra e a linguiça é um dirmantêlo. Preciso falar mais?

Ontem eu comi, como já deixei claro, linguiça, mas também provei um pouco da paçoca, que como quase sempre mas que ontem estava especialmente ótima.
Cada (atenção: piada pronta chegando) mordida que dava na linguiça fazia escorrer duas lágrimas: uma por estar comendo algo tão extraordinariamente delicioso e outra por estar comendo algo tão extraordinariamente delicioso que diminuia em volume a cada garfada.

Os pratos são fartos, custam no máximo dez reais (a moela sai por oito) e são sempre bons. Sempre.

Os fregueses habituais são uma multidão de publicitários e pessoas aleatórias de todos os tipos, cada uma aparentemente no seu horário fixo, o que faz do bar um “ponto de encontro”.
Quer ver fulano? Vá lá às oito e meia da noite da quarta-feira.

Sexta-feira, após as dez da noite começa a famigerada famosa seresta que eu tanto odeio é tão apreciada pelos frequentadores dessa faixa de horário.
Para mim, o melhor dia, no entanto, é o sábado, pois há uma choperia ao lado com chorinho ao vivo, sendo possível beber na calçada da Confeitaria ouvindo a música do estabelecimento ao lado, algo análogo a roubar Intenert sem-fio do vizinho.

O diferencial de lá é que sempre tem gente e sempre está animado.
Tanto que ontem eu saí do Botelha porque estava ficando deprimido (éramos os únicos no bar, eu e minha namorada) e fui lá em Dona Sílvia ficar animado e finalizar minha noite.

Uma dica: levem dinheiro porque eles não trabalham com cartões e no cardápio há cópias dos últimos cheques que eles receberam e que não continham fundos.

“Pior que estar no cadastro do SPC-SERASA é estar no cardápio de Seu Odeman”
-C. Souza-

— ATUALIZAÇÃO —
Sinto informar que lá não se vende confeito. =¦¤/
Obrigado Edoardo pela lembrança.

8 Respostas para “Confeitaria Atheneu

  1. Eu gosto de lá principalmente pela oportunidade de se beber em uma confeitaria.

  2. Diz aí uma cervejaria boa de se comprar confeito.

  3. Homem do Bussaco

    Eu comprava confeito no bar dos ursos, quando eu era boy.

  4. Eu comprava na Cigarreira do Campeão, o tira-gosto dos bêbo era pé de moleque.

  5. Quando for ao Madrugadão, experimente as vitaminas.

    Há 10 anos vou lá semanalmente só tomar uma delas.

    As melhores:

    1- Ameixa
    2- Abacate
    3- Uva
    4- Morango

    Vale a pena…

    • Eu já tomei algumas. A de uva é certeza, mas não gosto de ameixa nem lembro de ter tomado de abacate. Ainda estou na dúvida quanto a de morango, mas acho que já tomei também.
      Mas ainda prefiro a bomba de guaraná.

  6. tarcisiobessa de magalhaes

    Confeitaria atheneu, de minha adolecencia e juventude, saia da aula para tomar uma cervejacom ovelhoamigo odeman. hoje aos 63 anos não morando mais em natal, mais tenho muitarecordação da confeitaria atheneu. muitos dos colegas já nãoestão entre nóis, mas as lembranças são fortes. um abraçoamigo ODEMAM, vc que sempre foi um perna-de-pau jogando bola pelo AFC. .SAUDADES TARCISIO

Deixe um comentário

